O conceito do método Holistic Belt, criado por Sandra Bonito, é uma abordagem holistica integrada com práticas e filosofias já existentes, apoiando - se em princípios fundamentais para o equilíbrio neuromotor com o propósito de promover o bem-estar total do corpo.
Cada vez mais, os estudos revelam que é impossível dissociar o cérebro do restante corpo físico e é neste que todas as ações se iniciam.
O Que é o Holistic Belt?
Origem e Inspiração:
Desenvolvido por Sandra Bonito, (Fisiologista do Treino, Psicomotricista, Terapeuta Natural e Formadora), enquanto trabalhava com casos de recuperação, pós operatórios e patologias graves.
O conceito nasce, com a necessidade que existia na altura, de haver uma ferramenta, que fosse de fácil utilização por todos e que todos pudessem adquirir. O objetivo era que, após os tratamentos conseguissem manter uma eficácia nos resultados, mesmo sem acompanhamento de um profissional.
Inspirada no método de Kabat e nas várias filosofias holisticas existentes, cria, com os fundamentos neurológicos e princípios fundamentais do movimento humano, esta ferramenta imprescindível e prática, com um método simples e eficaz, o Holistic Belt.
Com o objetivo que a própria pessoa seja autónoma e independente de um terapeuta ou instrutor.
Os princípios seguem toda a estrutura de um treino fisiológico e neurológico, acrescentando uma auto capacidade, controlo e autonomia a quem o pratica.
Pilares do Holistic Belt
1º Estabilidade e Propriocepção
O Princípio da estabilidade é a base fundamental para o desenvolvimento das capacidades físicas primárias.
O treino de estabilização promove a manutenção das curvaturas neutras da coluna, reduzindo as diferenças musculoesqueléticas e as dores causadas por essas diferenças. Por si só, não é suficiente, pois requer uma consciencialização do posicionamento corporal e distribuição espaço/corporal.
Desta forma, associada à propriocepção, o primeiro princípio da noção corporal total e a percepção do próprio ser com o espaço.
2º - Força do Centro e Respiração (Core e Alinhamento das 3 cinturas)
O alinhamento da 3 cinturas é fundamental para uma dinâmica saudável do corpo humano.
Esta fantástica ferramenta de produção de força, foi concebida para se movimentar em todos os planos e eixos, respeitando a anatomia funcional, de uma forma harmoniosa e perfeita.
É fulcral existir a consistência e o alinhamento de todas as estruturas para que o corpo funcione livremente.
A respiração adequada libertará o corpo de todas as tensões e ajudará a oxigenar todas as células dos tecidos.
É importante a tomada de consciência do alinhamento corporal através da perceção que o paciente tem do si, do espaço que ocupa, onde está e como deve estar.
3º- Mobilidade Musculoesquelética
A mobilidade é fundamental para a prevenção de lesões musculoesqueléticas. É importante entender que o corpo humano tem por si amplitudes especificas que devem sempre ser mantidas ao longo dos anos.
O treino com o Holistic Belt visa o aumento da amplitude articular nos planos e eixos funcionais anatómicos.
Como o método não se baseia em movimentos balísticos é imperativo que estes tenham uma sequência cíclica baseada na respiração, respeitando o período isométrico da mesma sem que se faça o efeito de “recuchete”.
Pode ser prejudicial e causar lesões graves se for feito com efeito chicote.
Qualquer exercício que leve a pessoa à sua amplitude máxima de movimento, deve ser feito com o suporte do músculo antagonista da ação e permanecer na posição até que um novo ciclo respiratório se realize.
Este princípio é dos mais importantes e é fundamental que seja respeitado na sua execução para produzir os resultados pretendidos. De outra forma, o método perde toda a eficácia e propósito.
4º - Força Cinética e PNF (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva)
Este poderá ser considerado, quase o princípio fundamental do desenvolvimento funcional, com o Holistic Belt.
Está intimamente ligado à harmonia das forças opostas (agonista/antagonista) e à resposta neurológica do corpo em movimento. Inspirado no Método Kabat, envolve a percepção da ação muscular e neurológica de um determinado segmento corporal, facilitando a aquisição da amplitude articular e muscular do mesmo.
5º- Controlo Corporal e Alinhamento
O Controlo e o alinhamento corporal é o princípio mais avançado da consciência corporal e segmentar. Este princípio requer um domínio dos movimentos, para que a mente se concentre apenas na perfeita execução.
É importante a tomada de consciência e familiarização dos movimentos e a confiança na sua execução para que possam conquistar o alinhamento equilibrado e pretendido.
Como o Holistic Belt Promove o Bem-Estar?
O Método Holistic Belt® consiste num conjunto de movimentos, que visa, o trabalho musculoesquelético total.
Facilita a coordenação motora, a propriocepção, a mobilidade dos ângulos articulares, a flexibilidade muscular, o equilíbrio e o reequilibro das cadeias musculares.
Estimula a conexão da relação mente/corpo, trabalhando o alinhamento postural das 3 cinturas (torácica, abdominal, pélvica).
Fortalece os músculos da parede abdominal.
Promove a aprendizagem e a consciência da utilização dos músculos respiratórios.
Ajuda e favorece a prevenção e a recuperação de lesões musculostendinosas e musculoesqueléticas.
Desenvolve o autocontrolo e o relaxamento físico e psíquico.
Como aplicar o Holistic Belt na Vida Diária
Independentemente do treino que esteja a exercer e dos objetivos que tem, pode usar o Holistic Belt, apenas como um complemento ao seu treino ou integra - lo na sua estratégia de planificação dos seus propósitos.
O método Holistic Belt pode facilitar a aquisição de um pilar especifico do treino, como a amplitude, flexibilidade ou força, como também, pode ajudar a preparar o seu corpo, independente de não ir ao ginásio, de uma forma eficaz.
A vantagem de ser fácil de transportar, permite nunca interromper a rotina e conciliar a prática em qualquer local, quer seja, em casa, num espaço verde ou até mesmo no local de trabalho.
Conclusão
O método Holistic Belt, criado por Sandra Bonito, destaca - se como uma abordagem integrada e acessível para promover o bem-estar total do corpo e da mente.
Fundamentado em princípios neuromotores e inspirado por diversas filosofias holísticas, o Holistic Belt oferece uma prática que equilibra força, flexibilidade, estabilidade e controlo corporal.
Este método não só facilita a recuperação e a manutenção de resultados pós-tratamento, mas também, capacita o indivíduo a desenvolver autonomia e autocuidado, contribuindo para a prevenção de lesões e a melhoria da qualidade de vida.
A versatilidade e simplicidade de sua aplicação permitem que seja facilmente incorporado na rotina diária, adaptando-se a diferentes níveis de aptidão física e idades, tornando-o uma ferramenta poderosa para o autocuidado e o envelhecimento saudável.
Depoimentos e Experiências
"A minha experiência com o Holistic Belt tem sido maravilhosa. Antigamente pensava que o importante era trabalhar a força e não tinha a perceção que a flexibilidade é fundamental para a nossa saúde. Mas o mais interessante é que quando se trabalha o Holistic Belt corretamente, trabalhamos em simultâneo a força e a flexibilidade.
Sinto-me muito mais solta, descontraída e sem dores quando uso regularmente o Holistic Belt.
Adapta-se a qualquer idade, forma física e capacidades atléticas.
Tem uma infinidade de exercícios possíveis, os quais permitem determinar quais as zonas do corpo e intensidade a trabalhar.
As sessões são sempre diferentes, o que cria inovação e diversão.
É uma ferramenta poderosíssima, que quando bem utilizada tecnicamente pode fazer toda a diferença no nosso bem-estar.
Também sinto que está a prevenir muitas eventuais dificuldades e problemas do futuro envelhecimento do meu corpo. As dificuldades de mobilidade, artroses, problemas articulares, etc. são prevenidos desde a meia idade e sinto-me tranquila por já estar a tomar medidas para a minha futura qualidade de vida."
Maria João Rebelo
Saiba mais em www.holisticbelt.pt
Comments